quarta-feira, 9 de julho de 2014

Musica x Stress

Música : Importante aliado para o cérebro

O cérebro é a máquina mais sofisticada que possuímos. A auto-estima, o equilíbrio entre os hemisférios esquerdo e direito, a PNL (Programação Neurolingüística), o combate ao stress e o relaxamento são as principais ferramentas para desenvolver as potencialidades do cérebro.

O Hemisfério Esquerdo do Cérebro (HE) fala do mundo objetivo. O Hemisfério Direito (HD) é responsável pela imaginação e pela criatividade. Para utilizar de forma produtiva o cérebro, é necessário utilizar os dois hemisférios ao mesmo tempo. Por exemplo, na leitura de um texto, às vezes perdemos a concentração e precisamos voltar ao que foi lido. Isto acontece porque as palavras são decodificadas pelo HE e, as imagens representadas pelas palavras, são decodificadas pelo HD. Logo, você só entende o texto quando cada palavra está ligada a uma imagem, mas se você estiver pensando em outra coisa, no futebol... você não associa a palavra com a figura. Você perde tempo e aprende menos e com o stress esta conexão dos dois hemisférios é prejudicada. Portanto, é preciso também combater o stress.

Exercicios de yoga e métodos de respiração são usados para balancear ambos os lados do corpo e mente de uma só vez, respirar por uma só narina, estimula o lado esquerdo do cérebro. Para esse exercício, feche a sua narina esquerda e inspire através da narina direita. Então, feche a sua narina direita e expire através da esquerda por alguns ciclos.

Escutar música aumenta o restabelecimento cognitivo e o humor. Agnes Chan liderou um estudo, em 2003, que mostrou que crianças com treinamento musical desenvolveram uma memória verbal mais forte que seus outros amigos sem esse tipo de educação. Para estimular o seu hemisfério esquerdo, aprenda a tocar um instrumento ou somente ligue o rádio na sua música favorita.