domingo, 19 de fevereiro de 2012

Acupuntura Estética Facial e Corporal


A vida saudável constitui-se inclusive de 'se sentir bem'.
Talvez, sentir-se bem seja a grande 'tacada' da vida saudável.
E não adianta todos nossos órgãos estarem em perfeito funcionamento se quando nos olhamos no espelho, nossa própria imagem não nos favorece.
É preciso estar de bem com o espelho. O espelho tem que ser nosso amigo, nosso aliado.
Não que beleza seja tudo, ou até mesmo fundamental como disse um certo poeta, mas talvez a beleza seja uma mola mestra que faça nossa auto estima funcionar, fazendo com que muito de nosso organismo passe a funcionar bem ... justamente por estarmos nos sentindo bem!
Claro que a idade chega para todos. É inevitável e seria tolice achar que jamais envelheceríamos.
Mas podemos ficar idosos com mais saúde do que imaginamos.
Nosso corpo é um grande organismo vivo que se renova a cada segundo.
A cada momento, milhões de células estão morrendo e outras tantas estão 'brotando' dentro de nosso corpo, fazendo assim uma constante renovação.
Com o passar dos anos, esse processo de renovação começa a cessar. Há um 'enfraquecimento' da renovação celular e nossos órgãos assim como nossa pele já não apresentam mais o mesmo padrão a que estávamos acostumados.
E é aí que entra a acupuntura.
Como a acupuntura trabalha esse processo:

O estímulo oferecido pela acupuntura, simula o que o seu cérebro fazia sozinho durante toda a sua juventude. Ela estimula a formação de substâncias que fazem a renovação celular e que com o tempo o seu cérebro 'achou' que não seria mais necessário.
O tratamento é bem simples, na verdade.
O estímulo da acupuntura 'faz acordar' áreas que estavam esquecidas pelo seu sistema nervoso, e com isso, começam novamente a trabalhar e a enviar os nutrientes necessários à renovação celular da área estimulada.
O material usado:
A aplicação de acupuntura para estética facial é feita com um material bem mais delicado do que a de uso corporal. Justamente por ser uma área igualmente delicada e merecedora de mais cuidados.
Os estímulos são os mesmos. Aplicam-se finíssimas agulhas de aço inoxidável e faz-se pequenos estímulos.
Para se obter um resultado ainda mais profundo e rápido, pode-se lançar mão da eletromagnetopuntura.

A eletromagnetopuntura é um aparelho que dispensa o uso de agulhas e que faz todo um trabalho de estimulação celular profundo.
Desenvolvido na China, o Hai-Hua (nome genérico do aparelho) funciona como uma descarga eletromagnética, sem riscos para a saúde do paciente (com pequenas contra indicações como marca passo, útero grávido, etc) e que desempenha um papel surpreendente na área de estética facial.
A aplicação é rápida. Comumente dura cerca de 15 minutos no total, cobrindo-se várias áreas. E tem a vantagem da não utilização das agulhas, para aqueles que assim preferem.

A estética corporal:
O procedimento é muito parecido e a fisiologia do tratamento também.
Por ser uma área maior a ser atendida, requer o uso das agulhas comuns de uso corporal.
O alcance vai desde pequenas áreas de gordura localizada, ou até mesmo pacientes clinicamente obesos.
A quebra da gordura funciona obedecendo ao mesmo raciocínio da aceleração metabólica fornecida pelo estimulo da acupuntura.
Seu corpo recebe uma ordem para 'mover' algo que está ali parado, estagnado, e botar esse acúmulo em circulação.

Assista aqui a um vídeo de tratamento de gordura localizada:

Uma vez em circulação, essa gordura tende a buscar uma saída, pois seu sistema nervoso vai reconhecer que o lugar dessa gordura não é 'ficar circulando pelo seu corpo'.
Daí a importância de se saber usar os 'pontos de escape' para que essa gordura possa escoar para fora de seu corpo através das formas já conhecidas.
O aparelho de eletromagnetopuntura também se faz presente nesse tratamento, tornando todo esse processo mais rápido e facilitando o acesso a grandes áreas como cintura, nádegas, abdome, etc.
Uma vez em circulação, essa gordura tende a buscar uma saída, pois seu sistema nervoso vai reconhecer que o lugar dessa gordura não é 'ficar circulando pelo seu corpo'.
Daí a importância de se saber usar os 'pontos de escape' para que essa gordura possa escoar para fora de seu corpo através das formas já conhecidas.
O aparelho de eletromagnetopuntura também se faz presente nesse tratamento, tornando todo esse processo mais rápido e facilitando o acesso a grandes áreas como cintura, nádegas, abdome, etc.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Um ótimo início de semana...

Vamos encerrar o domingo,refletindo e quem sabe agindo diferente... :)



Aos 3 anos ela olha pra si e vê uma rainha. Aos 8 anos ela olha pra si e vê Cinderela. Aos 15 anos ela olha pra si, vê uma bruxa e diz:- "Mãe, eu não posso ir para a escola desse jeito!" Aos 20 anos ela olha pra si e se vê: "muito gorda ou muito magra, muito alta ou muito baixa, com cabelo muito liso, muito encaracolado", mas decide que vai sair assim mesmo... Aos 25 anos ela olha pra si e se vê:"muito gorda ou muito magra, muito alta ou muito baixa, com cabelo muito liso ou muito encaracolado", mas decide que não tem tempo para consertar as coisas. Então, sai assim mesmo... Aos 30 anos ela olha pra si e se vê: "muito gorda ou muito magra, muito alta ou muito baixa, com cabelo muito liso ou muito encaracolado", mas diz:"sou uma pessoa boa" e sai mesmo assim... Aos 35 anos ela olha pra si e se vê como é. Sai e vai para onde ela bem entender... Aos 40 anos ela olha pra si e lembra de todas pessoas conhecidas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo... Aos 50 anos ela olha pra si e vê sabedoria, risos, habilidades... sai para o mundo e aproveita a vida... Aos 60 anos ela não se importa muito em olhar pra si mesma. Simplesmente põe um chapéu violeta e vai se divertir com a vida... Talvez devêssemos pôr esse chapéu violeta mais cedo...
A Todos os irmãos,Amigos e Companheiros das trilhas de Luz;um belo Amanhecer e uma feliz Semana,Salam.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CÁLCULOS RENAIS E ACUPUNTURA


DEFINIÇÃO
Cálculos renais são cristais que se formam no sistema urinário, seja o próprio rim e os ureteres, onde irá provocar dor tipo cólicas de forma intensa, com disúria e ou hematúria.
FISIOPATOLOGIA
A formação de cálculos nos rins, deve-se  a uma condição metabólica, sendo um problema recorrente aos pacientes que já tiveram histórico de cálculos renais. Estes cálculos ao longo do tempo formarão ainda mais cristais, levando realmente a uma característica de “pedra” localizada.
SINAIS
Nos cálculos renais ocorrera dor com predominância ao membro inferior do lado afetado, onde esta dor de forma irradiada, desce pelos ureteres em direção ao perinineo, e se dá de forma muito intensa. O quadro se apresenta também com dor no rim e inchaço associado, podendo existir hematúria (sangue na urina).
Se os cálculos se localizam na uretra, ocorrerá dor intensa, com diminuição da micção (urina em gotas), apresentando  quadro de disúria.
SINTOMAS CLÁSSICOS
Haverá dor na parte inferior das costas, no abdome lateral ou em baixo das costelas com irradiação para o testículo do mesmo lado ou para o grande lábio vaginal nas mulheres. Poderá ocorrer febre também.
DIAGNÓSTICO
O diagnostico é feito pelo exame físico e por exames laboratoriais como ultra-sonografia, exame de urina e urografia excretora.
TRATAMENTO CLINICO
Uso de analgésicos e hidratação e Litotripsia (ondas de choque extracorpórea)
DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA
-Quadro de umidade-mucosidade-calor no aquecedor inferior, com dor tipo cólica, dor lombar, sensação de calor, urina em gotas amarela escura.
-Estagnação de Qi, com dor tipo distensão, dor no hipocôndrio, náuseas, vômitos e hematuria.
-Estase de sangue, com dor tipo facada, retenção urinária, urina acompanhada de areia.
-Vazio do Yang do Rim e Baço, com dor crônica, urina em areia, sensação de frio demasiado, fraqueza nos membros inferiores.
-Vazio do Yin do Fígado e Rim, com dor e secura urinaria, queimação no trato urinário, calor na palma das mãos e pés.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Utilizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo), acupuntura auricular e uso de Laser acupuntura. Faremos a seleção de pontos para cálculos renais, eliminando se houver a umidade-calor, a estagnação do Qi (energia), e do sangue, eliminando o vazio do Rim, Baço e Figado. Se houver mais sintomas associados trataremos como: obstipação, suores, diarréia. 

LOMBOCIALTALGIA, DOR NO NERVO CIÁTICO E ACUPUNTURA


Caracteriza-se por dor na região da coluna ao nível da região baixa das costas, que pode também irradiar para as pernas, chegando aos joelhos, e a planta dos pés, em forma de queimação e sensação de formigamento.
A coluna é composta de ossos, e discos intervertebrais e por nervos chamados de raízes. Qualquer uma dessas estruturas comprometidas causa dor e inflamação. Estes problemas se agravam com a obesidade.



TRATAMENTO

Utilizamos agulhas de acupuntura no local (Sistêmica) e aurículas (Orelha). Normalmente a melhora dos sintomas são sentidos logo nas primeiras sessões.

DOR E ACUPUNTURA



Aquele que nunca sentiu nenhuma dorzinha muscular que atire a primeira pedra. Seja ela de baixa intensidade ou intensa, todos nós já sofremos desse mal. Muitas vezes a resposta encontrada é angustiante. Passado o exame clínico, raio x e o resultado: “você não tem nada”. O que em tese deveria ser bom, ou seja, não ter encontrado nada, leva a outras duas perguntas: “se não tenho nada, por que estou sentindo essa dor? “ e “como faço para acabar com ela?
O que causa as dores?
Apesar de nada ter sido descoberto no exame clínico ou no exame de imagem, desequilíbrios musculares, posturais e dores miofasciais são causas comuns de queixas de dor, pois estas dores vão desde uma simples dor localizada, até dores mais fortes na região do pescoço e das costas, que podem levar a peso e queimação nos braços e pernas.





Tratamento pela acupuntura
 


No tratamento da dor, tanto com causa definida ou não, a Acupuntura tem papel de destaque. Possui bastante eficácia, já trazendo alívio logo nas primeiras sessões e têm mecanismo de ação bem definido, conforme será descrito abaixo. Entre suas vantagens estão a diminuição do uso de medicamentos, rapidez dos resultados, ausência de efeitos colaterais e em muitos casos a cura permanente.
Utilizando o tratamento com agulhas, uso de ventosas que melhoram a circulação, uso de aparelho de eletroacupuntura com efeito potente na diminuição da dor e alcançamos resultados significativos desde a primeira sessão.
O efeito analgésico é evidente, assim como a diminuição da inflamação e a melhora da movimentação das articulações ou juntas.

ACUPUNTURA E ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

Durante o outono/inverno,  os efeitos da estação são sentidos pelos portadores de alergias respiratórias. Isso se deve ao ar seco provocados pelas frentes frias, que favorece o acúmulo de poluentes no ar. Nessas horas uma boa saída é recorrer à acupuntura, que promove o alívio imediato dos sintomas, devido à sua ação anti-inflamatória e promotora da adaptação do organismo diante dos agentes alergênicos.

“A acupuntura modula a resposta imunológica do organismo e quando a reação imunológica está exagerada, muitas vezes até atacando o próprio organismo como no caso das doenças autoimunes, a acupuntura age diminuindo essa mesma resposta imunológica e restabelecendo assim a homeostasia das funções orgânicas, e o equilíbrio da função energética do meridiano do pulmão.
  Tratamento

Utilizamos a acupuntura sistêmica e auricular, procurando harmonizar a energia do pulmão, e a deficiência do sistema de defesa do QI do pulmão, rim e vaso-governador, melhorando assim os sintomas alérgicos e o quadro de tosse. Os resultados podem ocorrer logo após os 30 minutos da aplicação. Todos, incluindo idosos e crianças podem se beneficiar com o uso da acupuntura. 



DEPRESSÃO E ACUPUNTURA



Depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta todas as idades. Caracteriza-se pela perda do prazer nas atividades da vida diária, apatia, fadiga, alteração do sono, perda do apetite, perda da libido, isolamento, pensamentos suicidas.
As causas da depressão podem ser genética, alimentação, stress, separação dos pais, uso de drogas, traumas. Sabe-se que a depressão esta relacionada a um desequilíbrio de substancias químicas no cérebro como serotonina, acetilcolina, dopamina, adrenalina e noradrenalina.

Podemos identificar algumas áreas no cérebro comprometidas pela depressão como: Hipotalamo-Amigdala (centro do prazer), Hipocampo- área integrativa geral (memória e as emoções), via piramidal (vontade e desejo), núcleos da base (controle dos movimentos automáticos), córtex límbico (conscientização do estado emocional).
A depressão esta relacionada ao distúrbio do fígado (Gan), na medicina chinesa, assim como estagnação do QI do fígado, acumulo de mucosidade, ansiedade que prejudica a mente, deficiência do coração e baço, deficiência do Yin e excesso de fogo.
Após o diagnostico na medicina chinesa, identificamos os padrões desarmônicos e tratamos com acupuntura sistêmica (pontos no corpo) e auricular (orelha). Em alguns casos há indicação de uma formula magistral chinesa. Há melhora expressiva dos casos.
A acupuntura pode ser utilizada com qualquer tipo de tratamento medico, potencializando a ação medicamentosa.

BRONQUITE CRÔNICA E ACUPUNTURA


A bronquite se caracteriza por um processo inflamatório dos brônquios e da traquéia, onde ocorre quadro de tosse que pode vir acompanhada de catarro, por três meses pelo menos ao ano. O quadro mais comum se dá pelo uso do cigarro.
A doença aparece após 20 ou 30 anos de exposição ao cigarro, agentes tóxicos, poluição, com piora progressiva podendo levar o paciente a desenvolver enfisema pulmonar.
Na bronquite crônica há hipertrofia das glândulas que fazem o muco, e uma inflamação nos brônquios, levando a dispnéia (falta de ar) e limitação do fluxo de ar nos pulmões.
Haverá tosse, expectoração de catarro amarelo, falta de ar, chiado no peito, cianose (cor azulada na ponta dos dedos), e inchaço nos pés.



Na Medicina tradicional chinesa e acupuntura, tratamos os distúrbios de deficiência energética do pulmão usando o agulhas em pontos específicos. Buscamos tratar de acordo com o diagnostico, os distúrbios de vento-frio ou calor, secura, assim como fatores de umidade ou mucosidade no Pulmão, fígado e rim. Há melhora importante.

ACUPUNTURA E ESTÉTICA FACIAL


Envelhecer é um processo natural, mas o envelhecimento esta relacionado com a qualidade de vida de cada pessoa. Estresse, alimentação, exposição ao sol, hereditariedade, fumo, poluição, vento, frio, são causas mais comuns do envelhecimento.
No tecido há diminuição do colágeno, elastina (substância que firma a pele), assim como proteínas, açucares, e acido Hialurônico, ocorrendo assim alterações bioquímicas no local, degenerando ainda mais a pele.
Ocorre também disfunções do tecido conjuntivo, e este declínio faz com que as camadas de gordura sob a pele não consigam manter-se uniformes, levando a uma degeneração das fibras elásticas, diminuindo a oxigenação local e desidratação, resultando em rugas.
Agulhamento
Stiper de Silício
As rugas e linhas de expressão também podem ser causadas por bloqueios emocionais, causados por sofrimento,tristeza, preocupação. Na medicina chinesa estas situações estão relacionadas a sobrecargas de energia vital, gerando bloqueios energéticos no trajeto dos meridianos
TRATAMENTO

Máscara de Hidratação
Utilizamos agulhas finas na face, devidamente colocadas no trajeto das rugas, realizamos após o agulhamento, aplicação de stiper silício (pastilhas energéticas) no local. Utilizamos após uma mascara de hidratação, e aplicação de colágeno hidrolisado, para dar firmeza a pele.
Aplicação de Colágeno
Haverá melhora da oxigenação e circulação, aumentando a produção de colágeno local, aumentando o tônus muscular, e diminuindo as rugas de expressão. O resultado final será uma pele macia, hidratada, mais clara e viçosa.

ACUPUNTURA E ESTÉTICA CORPORAL


A função da Acupuntura Estética é atuar na harmonização da energia vital que age sobre os tecidos, órgãos e circulação, provocando renovação e retorno da elasticidade da pele. Objetivando promover um equilíbrio geral do organismo. “Melhora o metabolismo, diminui a ansiedade e o estresse, que são os grandes causadores desses problemas estéticos”.
Acupuntura em Estética corporal
TRATAMENTO
Em tratamentos estéticos corporais há diminuição de gordura localizada, com redução da celulite, flacidez e redução de medidas da cintura; além de emagrecer a pessoa.

O tratamento é realizado com agulhas no local a ser tratado, auriculoterapia com a técnica da costura do sistema digestório (colocação de agulhas na orelha), e drenagem linfática com agulhas (técnica chinesa) e pontos de eliminação de gordura corporal.
Auriculoterapia - técnica de costura
do sistema digestório
Utilizamos também eletroacupuntura ou eletrolipólise, com o tratamento clássico chinês com agulhas no local, e ou uso de um aparelho conectado nas mesmas agulhas. O uso da corrente elétrica nos pontos de acupuntura potencializa os efeitos do tratamento, quebrando as células de gordura e celulite e atinge os pontos que inibem a fome, melhorando assim a função intestinal, a digestão e o quadro emocional.

ANSIEDADE E ACUPUNTURA



A ansiedade é uma característica biológica do ser humano. Ansiedade esta muito relacionada ao medo e ao stress da vida moderna.
Alguns sintomas resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autônomo, que provocam somatizações, ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas físicos.
Sintomas: Insônia, falta de ar, formigamentos, confusão, sensação de desmaios, dores no peito, irritabilidade, suores, boca seca, tensão muscular, dor de cabeça, necessidade intensa de urinar, prisão de ventre e vontade de comer doces.
O tratamento pela acupuntura trata os pontos certos, diminuindo as tensões, melhorando o sono, acalmando a mente e restabelecendo o equilíbrio.

Os quadros de ansiedade se relacionam com o Elemento Fogo (coração - Xin)  na Medicina Chinesa, mas haverá distúrbios importantes do fígado (Gan) e do baço-pâncreas (Pi). Ocorrendo no indivíduo quadros de irritabilidade, cefaleia e distúrbios alimentares, podendo levar à obesidade.

SINDROME DO PANICO E ACUPUNTURA


Síndrome do Pânico ou Transtorno do pânico é uma condição mental que faz com que o individuo tenha ataques de pânico, que podem ser intermitentes, intensos ou recorrentes.
SINTOMAS
É totalmente diferente de qualquer tipo de ansiedade, apresentando-se de forma súbita. Mas de forma intensa, onde após o fato ocorrido leva a pessoa a desenvolver quadros de medos ou fobias.
Os sintomas físicos são súbitos, que precedem algo inesperado e terrível que ira acontecer com a pessoa, levando a uma reação de fuga rápida ou quadros de agitação, leva a sudorese (suor), tremores, agitação e formigamentos.
Os quadros mais crônicos envolvem distúrbios depressivos.
FISIOLOGIA DO PÂNICO
Ocorre de imediato a liberação em demasia de uma substância chamada adrenalina, que prepara o corpo para reagir, levando o individuo ao estresse, aumento da freqüência respiratória (hiperventilação), aumento da freqüência cardíaca (taquicardia), levando o individuo a comprometer o seu controle acido-basico (trocas metabólicas). No sistema nervoso central ocorre maior vasodilatação, levando a tonturas e sensação de desmaio.
No sistema músculo esquelético ocorre uma quantidade enorme de tremores e maior excitabilidade muscular (hipocalcemia).
chamadas de neurotransmissores, responsáveis pela comunicação entre os neurônios, quando o cérebro entra em desequilibrio nesta comunicação ocorrera uma transmissão de informações erradas então ocorrendo um colapso neste seguimento.
OCORRÊNCIA
É um serio problema de saúde, ocorre em jovens e adultos, as mulheres são duas mais propensas a desenvolver o problema. As crises podem durar semanas, meses ou anos, dependendo de cada caso.
TRATAMENTO CLINICO
Uso de medição especifica antidepressiva e acompanhamento multiprofissional.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa o Pãnico é causado por um esgotamento de energia vital (Jing), das substancias fundamentais do próprio Rim, dos nutrientes do sangue (Xue), e do mecanismo energético do corpo (Chi ou Qi).
Realizamos agulhamento sistêmico (agulhas no corpo) e Acupuntura auricular. Os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões.

TENDINITE DO OMBRO E ACUPUNTURA


A tendinite é uma lesão inflamatória, acometendo os tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica. Os casos de tendinite do ombro são decorrentes quase sempre de uso indevido e sobrecarga nos tendões, gerando sofrimento durante anos nestes seguimentos. Com o movimento quase sempre repetitivo ocorrerá dor e ou inflamação durante os movimentos.
FASES DA DOENÇA

-AGUDA: ocorre devido a algum problema de uso excessivo articulação (prática de esportes, trabalho com movimentos repetitivos, trauma direto no ombro)
-CRONICA: resulta da lesão degenerativa, por desgaste das articulações, ou devido à idade avançada (envelhecimento biológico).
FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA
TENDINITE DO SUPRAESPINHOSO
-AGUDA: ocorre devido a algum problema de uso excessivo articulação (prática de esportes, trabalho com movimentos repetitivos, trauma direto no ombro)
-CRONICA: resulta da lesão degenerativa, por desgaste das articulações, ou devido à idade avançada (envelhecimento biológico).
FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA
TENDINITE DO SUPRAESPINHOSO
A solicitação exagerada nesta articulação gera uma inflamação devido ao atrito direto no ombro, levando a dor, edema ou inchaço, limitando o movimento de abdução ou abrir o braço. Com o atrito direto ocorrerá micro traumas no local piorando ainda mais a dor, a inflamação e o próprio movimento.
Este músculo apresenta vascularização ou suprimento de sangue muito precário.
TENDINITE DO INFRAESPINHOSO
Este músculo sofre menos sobrecarga do que o supra-espinhoso, por ter maior vascularização. Este músculo é o mais importante no movimento de rotação externa do ombro.
TENDINITE DO SUBESCAPULAR
O subescapular é o músculo mais importante no movimento de rotação interna do ombro, seu tendão é largo e achatado e se insere no pequeno tubérculo do úmero. Pode sofrer também sobrecarga devido ao esforço excessivo sofre a articulação do ombro como um todo.
O subescapular é o músculo mais importante no movimento de rotação interna do ombro, seu tendão é largo e achatado e se insere no pequeno tubérculo do úmero. Pode sofrer também sobrecarga devido ao esforço excessivo sofre a articulação do ombro como um todo.