sábado, 4 de fevereiro de 2012

DEPRESSÃO E ACUPUNTURA



Depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta todas as idades. Caracteriza-se pela perda do prazer nas atividades da vida diária, apatia, fadiga, alteração do sono, perda do apetite, perda da libido, isolamento, pensamentos suicidas.
As causas da depressão podem ser genética, alimentação, stress, separação dos pais, uso de drogas, traumas. Sabe-se que a depressão esta relacionada a um desequilíbrio de substancias químicas no cérebro como serotonina, acetilcolina, dopamina, adrenalina e noradrenalina.

Podemos identificar algumas áreas no cérebro comprometidas pela depressão como: Hipotalamo-Amigdala (centro do prazer), Hipocampo- área integrativa geral (memória e as emoções), via piramidal (vontade e desejo), núcleos da base (controle dos movimentos automáticos), córtex límbico (conscientização do estado emocional).
A depressão esta relacionada ao distúrbio do fígado (Gan), na medicina chinesa, assim como estagnação do QI do fígado, acumulo de mucosidade, ansiedade que prejudica a mente, deficiência do coração e baço, deficiência do Yin e excesso de fogo.
Após o diagnostico na medicina chinesa, identificamos os padrões desarmônicos e tratamos com acupuntura sistêmica (pontos no corpo) e auricular (orelha). Em alguns casos há indicação de uma formula magistral chinesa. Há melhora expressiva dos casos.
A acupuntura pode ser utilizada com qualquer tipo de tratamento medico, potencializando a ação medicamentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário