terça-feira, 30 de abril de 2013

Acupuntura já!!!


A acupuntura, técnica de tratamento que utiliza agulhas e foi desenvolvida há pelo menos 5 mil anos na China
 “A acupuntura facilita a liberação de determinados neurotransmissores que interferem no mecanismo metabólico”, explica Adriana Liesemberg,acupunturista,
especialista na técnica desde 2003

A técnica milenar também pode ser auxiliar no tratamento do estresse,dores. A acupuntura pode ajudar no relaxamento muscular, o que é às vezes prejudicado pela presença de dor.

A acupuntura é bastante indicada no tratamento de patologias dolorosas, mas não tem efeito sobre nervos prejudicados em sua função,destaca Adriana.
Adriana explica que a técnica se baseia no princípio de que o corpo humano tem um conjunto de trajetos energéticos que não correspondem obrigatoriamente aos trajetos de vasos e nervos. Esses trajetos energéticos é que são percorridos pelas agulhas utilizadas na acupuntura com o objetivo de trazer à tona de forma equilibrada a energia vital, chamada de Qi em chinês, porque a falta ou o excesso de energia é que criam um campo apropriado para o surgimento de doenças.
A definição dos pontos a serem espetados com as agulhas é feita após uma consulta em que o médico procura recolher a maior quantidade possível de informações sobre o paciente e seus problemas. Cada sessão pode durar de 20 a 30 minutos e é geralmente realizada uma vez por semana, número que pode ser ampliado se o paciente estiver com dor.

As agulhas utilizadas na acupuntura são descartáveis, para impedir a contaminação por doenças como a hepatite ou a Aids. Há pacientes que possuem seus próprios jogos de agulhas. O material utilizado na sua confecção costuma ser o aço, mas existem algumas feitas em cobre, bronze ou mesmo ouro. São flexíveis e sua espessura gira em torno de 0,30 a 0,40 mm.

A acupunturista explica ainda que é possível que no começo da aplicação a pessoa sinta um pouco de dor em função da picada, porém esta cessa em pouco tempo, com uma sensação de adormecimento ou peso no local, sendo comum pacientes dormirem durante a sessão. A profundidade da penetração também é variável, em função do local de aplicação. Regiões como a da mão requerem aplicações de no máximo pouco mais de uma polegada, enquanto na região glútea, a do “bumbum”, onde há bastante músculo e pouca inervação, a aplicação tende a ser mais profunda.


“A acupuntura é bastante indicada como técnica analgésica, mesmo em conjunto com a administração de medicamentos, podendo haver uma sinergia com os efeitos do remédio”, explica Adriana, acrescentando que a técnica libera a produção de endorfinas, que são substâncias analgésicas produzidas pelo organismo. Ela reforça, entretanto, a afirmação de que essa não é uma terapêutica exclusiva, ou seja, não dispensa o uso da medicação indicada para cada patologia.

A duração dos efeitos da acupuntura varia em cada paciente. Para uma minoria essa técnica não surte efeitos, para outros o alívio pode ser grande.

A acupunturista Adriana, lembra ainda que a acupuntura não apresenta contra-indicação.


                                                                                                                                                               Dra. Adriana Liesemberg
       crth-br 0430                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário