sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Acupuntura reduz a apnéia


Reduz a apnéia 
A acupuntura está revolucionando o tratamento da apnéia – interrupções do sono por paradas respiratórias freqüentes, que nos casos mais graves podem chegar a 100 eventos por hora. A Terapeuta e Acupunturista,
Adriana Liesemberg, especialista em acupuntura e medicina chinesa pelo INPP, estudou a apnéia e já tratou cerca de 100 pacientes com a doença. Ela garante: “Houve melhora de 80% em quem recebeu o tratamento. Mais de 50% das pessoas com apnéia moderada ou um pouco grave, e não obesas, melhoraram o ronco e a apnéia”.
Ela ressalta que o tratamento do ronco é fundamental para a prevenção da apnéia: “o ronco leva à lesão da musculatura faringeana. Isso faz com que, a longo prazo, a musculatura fique muito fraca, a ponto de não conseguir segurar a garganta, o que provoca a apnéia”. A acupuntura trata o ronco estimulando regiões como a musculatura da garganta, da face, do queixo e pontos do abdome. A quantidade de sessões para esse tipo de tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. A recomendação é de dez sessões iniciais.
“A apnéia começou a receber atenção dos estudiosos a partir dos anos 80, com o surgimento da medicina do sono, e ganhou força na década seguinte como a polissonografia, exame que faz a leitura do sono” diz Adriana. Desde então, estudos mostraram que muitos acidentes ocorrem por causa da doença. Motoristas e operadores de máquinas nas indústrias estão entre as vítimas mais graves. “Como a apnéia prejudica a qualidade do sono, esses trabalhadores não descansam o suficiente. Quando estão trabalhando, sentem sonolência e acabam se acidentando, às vezes de forma fatal”, revela. Além disso, a apnéia causa danos cardiovasculares como pressão alta e arritmia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário