domingo, 1 de abril de 2012

Acupuntura X Obesidade

Na Medicina Tradicional Chinesa,  se cultua o natural e nada se separa. Tudo está interligado, integrado a todas as partes do organismo.
Por isso a obesidade não é só um fator corporal, estético, é também mental. O paciente é tratado da sua ansiedade e compulsividade de comer. Além de equilibrar seu metabolismo para uma melhor digestão e eliminação dos alimentos.
Mas só a Acupuntura não fará milagres.
O paciente obeso deverá também fazer uma dieta para reeducar a “boca”, aprender a comer alimentos saudáveis a ele, que possa mudar esse hábito de comer errado, o resto da vida.
Deve também fazer exercícios físicos da sua escolha. Será um esforço em conjunto com terapeuta e paciente.
Uma mudança que ainda poucos estão dispostos. Poucos estão percebendo o que o resgate corpo e mente transforma o indivíduo. Resgate de uma vida mais saudável. O contato com nosso interior, com a natureza é a descoberta de valores mais sólidos e importantes.
O primeiro passo seria o controle da ansiedade que nos assola a todo momento. E o amor profundo a si mesmo seria o ponto para a mudança e a perseverança.
Muitos usam a sua gordura corporal como uma espécie de “capa” que os protegem das ameaças e infortúnios do dia-a-dia.
A acupuntura pode atuar no organismo de uma forma natural, na ansiedade e no seu equilíbrio geral, buscando dentro do indivíduo mais amor próprio e a percepção de um mundo com outros conceitos. Para a Medicina Tradiconal Chinesa o mais importante é emagrecer com apoio, saúde corporal e mental.
O querer estar bem, é o primeiro passo.
 Possuir um equilibrio emocional, é o segundo passo. Descobrir o cardápio certo pra você e praticar atividades que equilibram seu estado emocional completam todos passos importantes para conseguir um resultado!!
A acupuntura não emagrece, quem emagrece é o paciente.
 A acupuntura ajuda a controlar alguns sintomas que dificultam iniciar e manter um regime.
Abaixo como a acupuntura atua:
Apetite – A acupuntura regula ” a vontade de comer ” do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.
Eliminação – Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.
Compulsão Alimentar – A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um “viciado em comer”, e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.
Qualidade do Sono – A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno.
Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.
Auto-Estima – A visão imaginária que o obeso faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
Dessa forma, fortalecer o que chamamos de “eu interior” do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.
Ansiedade – Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena.
O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade).
A acupuntura atua na obesidade onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.
É preciso entender que a acupuntura não tira um só grama da pessoa, mas a coloca em condições de começar a perder peso. A acupuntura não é um medicamento de efeito passageiro, assim sendo ao parar de realizar sessões de acupuntura não se engorda novamente. Pois a acupuntura regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente. Após terminado esse processo, o paciente segue sua vida normal e retorna à acupuntura quando desejar e/ou precisar novamente. A acupuntura não torna ninguém dependente (como uma medicação).
Cada paciente perde peso de acordo com a sua estrutura corporal e de acordo com o esforço que fará durante o tratamento. Se seguir uma pequena dieta associada a pequenas caminhadas, certamente acelerará  o processo de perda de peso.
Porém, se fizer acupuntura e comprar uma caixa de chocolates na primeira esquina…certamente os resultados também serão a longo prazo.

O TRATAMENTO

Após uma minuciosa avaliação, analisa-se quais são as principais pontos que serão aborados naquela sessão e durante o tratamento. Quais os pontos fracos a serem estimulados.
Inicia-se com acupuntura sistêmica de 40min aproximadamente, em seguida quando se encerra a sessão, são colocadas pequenas esferas de aço inoxidável (alguns profissionais utilizam sementes de mostarda com o mesmo efeito) em pontos estratégicos e são afixadas com esparadrapo Micropore*. Esse pontos acompanham o paciente 24 horas por dia, não saem no banho e duram cerca de 5 a 7 dias sendo trocados na próxima sessão. Isso proporciona ao paciente uma manutenção do equilibrio adquirido durante a sessão com a liberação de substâncias ao longo dos dias.
Associo também uma recomendação de dieta de acordo com sua personalidade e suas necessidades. Um roteiro das melhores indicações e contra indicações de alimentos que favorecem o seu biotipo!
A associação da acupuntura: auriculo(orelha) e da sistêmica(corpo) são indidpensáveis a quem realmente deseja fazer uma terapia efetiva e com resultados garantidos.
Qualquer dúvida sobre o ATENDIMENTO ou sobre o TRATAMENTO DE ACUPUNTURA na Obesidade, deixe em comentário que faço questão de ajudar no que estiver ao meu alcance!
Ou ligue (43) 3338-2912

Um abraço. Até a próxima…

Nenhum comentário:

Postar um comentário