domingo, 1 de abril de 2012

Tratamento para enxaqueca: Acupuntura



                  Tratamento para enxaqueca: Acupuntura

A enxaqueca de um modo geral, é uma patologia com tratamentos longos e muitas vezes não muito eficazes. Onde as dores vem e vão no decorrer dos dias. Na acupuntura existe um foco maior no equilibrio, mantendo a dor livre por um tempo mais prolongado ou até permanente. O tratamento é direcionado no órgão alvo responsável pela enxaqueca que é muito mais o estômago que a própria cabeça!
A enxaqueca resulta em uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética.
O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muita pouca dor de cabeça.
Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. A dor é intensificada pela atividade física rotineira e associada com náuseas, fotofobia e fonofobia.
Cefaléia popularmente conhecida como dor de cabeça, é um problema  comum para a população. Muitos pacientes fizeram inúmeros  exames e tratamentos para tentar se livrar da Cefaléia, mas é muito difícil de obter um resultado satisfatório.

A Acupuntura sistêmica  e a auriculoterapia associada a alguns completmentos na dieta alimentar muitas vezes através da teoria da Medicina Tradicional Chinesa(MTC) conseguem ajudar os pacientes a saírem deste sofrimento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia, cerca de 15% da população brasileira sofre de enxaqueca. A acupuntura é um tratamento que pode ajudar a melhorar a doença. De acordo com um estudo publicado pelo Lia Oning Journal of Traditional Chinese Medicine, 94% das pessoas que sofriam de enxaqueca tiveram melhora com o tratamento de acupuntura. “A técnica eleva a serotonina e libera endorfinas, provocando uma sensação de bem estar e relaxamento e aliviando a dor. Além de proteger o estômago, que é o órgão alvo da enxaqueca.
A duração da dor provocada pela enxaqueca pode variar de horas a dias, e ser sentida em diferentes locais da cabeça, como face, nuca e dentes. Essas dores podem ser acompanhadas de enjôos, vômitos, azia, falta de apetite, olhos vermelhos, lacrimejamento, alergias respiratórias, humor alterado, disfunção intestinal, tonturas, formigamentos, sudorese excessiva e dores no peito que se confundem com a síndrome do pânico. Algumas pessoas possuem uma dor tão intensa que precisam ficar isoladas no escuro e no silêncio
Alguns alimentos como queijos, frutas cítricas, banana, carne seca, feijão, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto e cerveja também podem ajudar a desencadear a enxaqueca.
O sentimento responsável pela enxaqueca é o excesso de preocupação  (5 elemento TERRA), geralmente o querer “abraçar o mundo” e deixá-lo sempre em último lugar…
O tratamento de acupuntura não se restringe em colocar agulhas no corpo, na orelha e cuidar com a alimentação. O principal é entender o que te desequilibra, e isso é o que precisamos decifrar em nossas consultas.
Para iniciar o tratamento com acupuntura é feita uma avaliação do paciente. As sessões de acupuntura são realizadas uma vez por semana, mas em crises háum protocolo diferenciado. Porém, essa freqüência, assim como a duração do tratamento, dependem de cada paciente.
Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça).
Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia. Isto é a ACUPUNTURA.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.
A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressãor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de manter o seu organismo equilibrado, isso até o indivíduo conseguir um auto equilíbrio ensinado durante o próprio tratamento.
A enxaqueca tem tratamento com acupuntura, viver o dia a dia com dores… afeta muito a rotina, a vida pessoal e social do indivíduo, agende um horário com a avaliação e primeira sessão gratuita, desta forma você já está dando o primeiro passo para uma vida livre de dores e sofrimentos!!!
Qualquer dúvida, me mande um comentário que entro em contato por email para mais informações.
Ou ainda ligue (43) 3338.2912

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário