sábado, 21 de abril de 2012

COMO É UMA SESSÃO DE ACUPUNTURA




Da consulta constam a anamnese, o exame da língua, da íris, da orelha, da mão, e dos pulsos (tendo os três últimos valores relativos, dependendo da patologia, e podendo ser dispensados) a observação, a apalpação, e coleta de dados complementares, tais como exames laboratoriais, radiografias, exames de imagem etc.
Baseando-se no diagnóstico, realiza-se o tratamento. Normalmente, escolhe-se de um a doze pontos, de dois a quatro meridianos. Os chineses, ao longo destes milhares de anos, descreveram cerca de 1.000 pontos de Acupuntura, dos quais 365 foram classificados em catorze grupos principais (clássicos) e outros 50 extras, nos quais se concentram terminais nervosos.
Após a limpeza da pele com álcool a 75º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de, em média, 15 a 20 minutos ou ainda dias ou semanas, quando então as agulhas utilizadas são menores. A duração e a freqüência do tratamento dependem do paciente e de seu grau de equilíbrio.
Às vezes as agulhas são giradas, aquecidas, ou mesmo estimuladas com correntes elétricas fracas, ultra-som, ou luz de certos comprimentos de onda.
É comum o paciente, durante e após a sessão de Acupuntura sentir um bem estar, uma leveza. Isto decorre devido a liberação de endorfinas pelo nosso organismo. Pode-se sentir alguma coceira ou sensação de "peso" ou de energia no corpo, o que é normal. O paciente também pode sentir certa sonolência (o que é bom e indicativo de que, para essas pessoas, o tratamento terá resultados rápidos), que costuma passar depois de duas ou três sessões.
Alguns pacientes com queixa de dor podem ter, depois do tratamento, leve sensação de peso ou desconforto, ou aumento de dor no dia seguinte, o que costuma desaparecer a partir da segunda sessão. Pode ocorrer aumento da diurese, depois da aplicação, o que também é normal. Pode-se também apresentar coceira no local da aplicação, por causa da liberação de histamina nesse local. Porém, isso ocorre apenas no instante do tratamento.
São poucos os cuidados pós-acupuntura:

  1. Manter higiene local.
  2. Não se banhe após a sessão de Acupuntura.
  3. Evitar dirigir o carro ou fazer esporte logo após a Acupuntura, nos casos dos pacientes que sentem sonolência.
Em geral, no tratamento total, são feitas de cinco a quinze aplicações, com uma ou duas sessões semanais. Em casos mais agudos, na fase inicial do tratamento, podem fazer-se três aplicações semanais. Após esse período, as aplicações podem, então, espaçar-se. A freqüência e a duração do tratamento dependerão do tipo de patologia, do tempo de instalação da doença, da reação do paciente e, principalmente, da escolha dos pontos feita pelo médico, que, por sua vez, baseia-se em sua escola de origem. Geralmente, a partir de duas a cinco aplicações, os efeitos começam a surgir.
Em situação de não melhora, o médico acupunturista geralmente espera mais ou menos três sessões para reavaliar o paciente e julgar a necessidade de troca do esquema de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário