domingo, 1 de abril de 2012

Relógio Biológico


                      

Completando a desarmonia da insônia, temos o relógio biológico, que de certa forma, aponta a causa da insônia.
O corpo humano tem uma estreita relação com a natureza, isso resulta da adaptação de todoas as coisas vivas às mudanças do ambiente físico, tais como evolução do planeta terra (rotação, etc…) e do predomínio de algumas estruturas dentro do corpo. Os órgãos precisam de tempo para recompor sua energia e a cada duas horas um dos órgão/vísceras é o responsável em manter o metabolismo do organismo.

Na Medicina Tradicional Chinesa existe um fenômeno que acontece que é responsável pelo controle biológico do organismo, no momento em que acontece a circulação energética. Embora exista um fluxo energético constante e polarizado de energia em cada meridiano ou canal, sempre haverá, dependendo da hora do dia, uma quantidade maior de energia em um dos canais, determinando o que se conhece como “relógio cósmico ou biológico”.
A energia vital inicia sua ação no Meridiano do Pulmão, passando depois ao Meridiano do Intestino Grosso, em seguida ao do Estômago, do Baço-pâncreas, do Coração, do Intestino Delgado, da Bexiga, dos Rins, ao Meridiano de Circulação-Sexualidade, ao Triplo Aquecedor, ao da Vesícula Biliar, e por último ao do Fígado. Então, volta ao Meridiano do Pulmão, fechando o círculo e iniciando outro no mesmo instante.
Graças a esse “relógio”, sabendo em que momento o canal principal de energia está sendo “abastecido”, torna-se possível equilibrar todo o sistema energético de uma pessoa, canalizando essa energia mais concentrada para meridianos com escassez de energia.
De modo geral, a cada 2 horas a energia vital concentra-se em um meridiano determinado.
Esse circuito é útil para todas as técnicas ligadas à acupuntura, seja a aplicação de agulhas, a massagem ou o calor e também para verificar o bom funcionamento dos órgãos, como por exemplo, do intestino grosso, se este não está funcionando das 5 às 7 horas, estará atrasado e pode precisar ser estimulado. Ou por exemplo: o horário que costuma ser um dos piores para os problemas respiratório, as 4horas da madrugada! Período de pico das crises de asmas e bronquites.
Durante a noite não é diferente, cada duas horas um órgão é responsável pelo metabolismo basal do indivíduo enquanto ele dorme. Normalmente, quando um órgão está com a energia alterada (fraca), no horário correspondente a ele, o indivíduo acorda. Desta forma, todos os órgão jogam energia ao organismo… Passando as 2 horas correspondentes ao órgão com energia fraca o indivíduo volta a dormir.
Não conseguiu voltar a dormir? Então precisa equilibrar-se afinal, mais de um órgão está sem energia. Perceba se isso é frequente, e aproximadamente no mesmo horário! Se for, é um desequilibrio nos órgãos do seu relógio biológico
Ajude a ajustar seu “relógio”:
Pulmão – horário: 03 horas às 05 horas
Intestino Grosso – horário: 05 horas às 07 horas
Estômago – horário: 07 horas às 09 horas
Baço-Pâncreas – horário: 09 horas às 11 horas
Coração – horário: 11 horas às 13 horas
Intestino Delgado – horário: 13 horas às 15 horas
Bexiga – horário: 15 horas às 17 horas
Rim – horário: 17 horas às 19 horas
Circulação-Sexo - horário: 19 horas às 21 horas
Triplo-Aquecedor - horário: 21 horas às 23 horas
Vesícula biliar – horário: 23 horas à 01 hora
Fígado – horário: 01 hora às 03 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário