domingo, 8 de abril de 2012

Pressão arterial

A acupuntura faz parte da Medicina Chinesa Tradicional. Baseia-se na crença de que todos possuem uma energia vital vibrante, conhecida como "ki" ou "chi" (pronuncia-se tchi), que flui pelo corpo ao longo de canais específicos conhecidos por meridianos. Existem 12 meridianos principais, que correspondem aos órgãos do corpo. O ki penetra nos meridianos de fora do corpo, flui numa direção específica ao longo dos meridianos e nutre os órgãos internos no processo.
Enquanto a energia ki flui suavemente pelos meridianos, vivemos num estado de saúde e equilíbrio. Mas se o fluxo do ki for interrompido por fatores como estresse, nutrição deficiente e negligência espiritual, haverá um desequilíbrio no fluxo de energia, que resulta nos sintomas de uma saúde prejudicada. De acordo com a medicina chinesa tradicional, a hipertensão se origina do bloqueio de energia no meridiano do fígado.
A acupuntura foi criada para desbloquear a energia por meio de inserção de agulhas em pontos específicos dos meridianos, conhecidos como pontos de acupuntura, onde o ki está concentrado e por onde o ki pode entrar ou sair do corpo.
Qual a eficácia da acupuntura?
As pesquisas demonstram que a acupuntura pode aliviar o estresse liberando substâncias químicas naturais similares à heroína no cérebro, e pode diminuir a pressão arterial atuando sobre a secreção de hormônios no organismo. Em um experimento publicado em 1997, 50 pessoas não tratadas de hipertensão primária fizeram acupuntura e, em 30 minutos, tiveram uma queda na pressão arterial média de 169/107 mmHg para 151/96 mmHg (com uma diminuição da frequência cardíaca de 77 para 72 batimentos por minuto). Os níveis de renina no sangue, um hormônio relacionado à regulação da pressão arterial, também sofreram uma queda significativa.
Outros estudos demonstraram que a acupuntura pode melhorar a função do lado esquerdo do coração, além de ser eficaz em pessoas em quem os medicamentos anti-hipertensivos não surtiram efeito. Pesquisadores da Califórnia também provaram que a acupuntura pode aliviar o aumento da pressão arterial causado pelo estresse mental - naqueles que fizeram acupuntura, a pressão arterial teve um aumento de apenas 2,9 mmHg durante os períodos de estresse, em vez dos 5,4 mmHg daqueles que receberam uma simulação de acupuntura.
Consulta com um acupunturista
Durante a consulta inicial, o acupunturista fará perguntas detalhadas sobre sua saúde, estado emocional, saúde pregressa e histórico familiar. Também sentirá o fluxo do ki por meio dos meridianos medindo o pulso (existem 12 pulsos no punho, seis em cada punho, em vez do pulso único da medicina ocidental) e examinando a aparência geral, cor e textura da língua.
Durante a sessão, o terapeuta estimula (ou às vezes bloqueia) o fluxo do ki inserindo agulhas finas, esterilizadas e descartáveis milímetros abaixo da pele nos pontos de acupuntura escolhidos. Embora possa sentir uma leve sensação de picada ou formigamento enquanto a agulha é introduzida, não deverá sentir dor. As agulhas podem ser inseridas por alguns segundos, alguns minutos ou por até uma hora. Podem ser mexidas ou giradas para estimular o ki e liberar ou dispersar a energia de um ponto de acupuntura. Em alguns casos, a ação das agulhas é reforçada com eletricidade (eletroacupuntura) ou com a queima de ervas (moxabustão). No caso de um problema crônico como a hipertensão, você se beneficiará com uma ou duas sessões por semana durante dois meses pelo menos.
Acupressão
Você mesmo pode estimular os pontos de acupuntura usando a pressão do polegar ou do dedo. Isso é conhecido como acupressão e baseia-se nos mesmos princípios fundamentais da acupuntura. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis com a acupressão do que com a inserção de agulhas. Deve-se evitá-la se a pressão arterial estiver em 200/100 mmHg ou mais alta. Entretanto, se a pressão arterial estiver abaixo disso, experimente estimular os pontos adequados.
Autoacupressão
Existe um ponto de acupuntura na medicina chinesa, conhecido como LV3 (F3) ou tai chong (onda grande), que se localiza no meridiano do fígado. Estimular esse ponto ajuda a diminuir a pressão arterial pela liberação de energia bloqueada ao longo do meridiano do fígado. Para encontrar o LV3 (F3), posicione o indicador na ponta do pé, na porção da pele entre o dedão e o segundo dedo. Então deslize o dedo 2 cm ao longo da ponta do pé, até sentir uma depressão entre os dois ossos principais. Pressione esse ponto com o dedo indicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário