domingo, 1 de abril de 2012

Desarmonias X Acupuntura

O bom funcionamento (saúde) do ser, depende do bom equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas, porém sua oposição acaba por criar um equilíbrio dinâmico. Tanto o YIN como o YANG têm, cada um, suas funções. Quando estão em mesmo nível energético, um controla o outro, porém quando um se sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre à doença. A acupuntura refaz o equilíbrio natural.
                                                               

A desarmonia YIN / YANG pode ser causada por motivos endógenos ou exógenos.
  • FATORES EXÓGENOS: excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição e mais uma infindável lista.
  • FATORES ENDÓGENOS: raiva, preocupação, pensamento excessivo (obsessão), pesar, medo, tristeza, etc. Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo.
Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influência sobre a emoção relacionada a ele, conforme tabela abaixo:
Órgão Emoção
Pulmão Tristeza
Coração Alegria
Fígado Raiva
Baço Pensamento
Rim Medo
Doenças tratadas pela Acupuntura
A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados aqui no Ocidente. Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. Além do sintoma principal que trouxe o paciente para o tratamento, haverá outros sintomas de menor importância que são reflexos do mesmo desequilíbrio.
Diagnóstico
A acupuntura procura determinar a natureza da doença ou da desarmonia da mente ou do corpo. São analisados os sintomas, históricos familiares e de doenças, dieta, estilo de vida, comportamentos da digestão, circulação, rins, etc. São observados o ritmo do sono e as alterações emocionais. A língua é examinada (estrutura, cor, revestimento), os pulsos também são avaliados (qualidade, ritmo e força). Além disso, também é observado a postura da pessoa, cor da face, jeito de falar e respiração.
Tratamento
Identificado à causa ou as causas são selecionados os locais aonde será feito o tratamento. São inseridas finas agulhas por alguns minutos nos locais identificados. Durante o tratamento ocorre uma sensação de bem estar e relaxamento.
Em geral os resultados da acupuntura são rápidos, mas pode haver a necessidade de várias sessões, duas a três vezes por semana.
De uma forma mais didática possível, apresentarei várias desarmonias que são tratadas com acupuntura.
Acompanhem as publicações! Iniciarei com Insônia…
Aceito sugestões…

Nenhum comentário:

Postar um comentário